Notícias

05/04

Zoom adiciona novas medidas de segurança e privacidade para impedir o Zoombombing

Senhas e salas de espera serão ativadas por padrão

Por Jay Peters em 3 de abril, 2020 20:10

O Zoom ativará em breve senhas e salas de espera para reuniões por padrão para usuários em sua camada gratuita e aqueles com uma única licença em sua camada paga mais barata, em um esforço para ajudar a impedir o “Zoombombing” ou a tendência recente de pessoas interromperem as reuniões do Zoom sem serem convidadas e compartilhar conteúdo chocante ou até pornográfico. Os novos padrões adicionarão um atrito real ao processo de ingresso em uma reunião – um processo que o Zoom havia tornado o mais sem atrito possível para ajudar a estimular seu crescimento. As alterações entrarão em vigor a partir de 5 de abril.

As senhas do Zoom já estavam ativadas por padrão para novas reuniões, reuniões instantâneas e reuniões que você ingressou com um ID de reunião. O que é novo a partir de 5 de abril é que elas também serão ativadas para reuniões de Zoom agendadas anteriormente. E depois de ingressar em uma reunião, você terá que aguardar a chegada do host da nova sala de espera virtual. O organizador da reunião pode optar por deixar as pessoas entrarem individualmente na sala de espera ou todas de uma vez.

Você pode ver as novas alterações neste vídeo do Zoom:

“Estamos sempre nos esforçando para oferecer a nossos usuários um ambiente de reunião virtual seguro”, afirmou a Zoom em comunicado ao The Verge. “A partir de 5 de abril, estamos habilitando senhas e salas de espera virtuais por padrão para nossos usuários do Free Basic e Single Pro. Nós encorajamos todos os usuários a implementar senhas para todas as suas reuniões.”

O uso do Zoom disparou durante a pandemia do COVID-19, quando as pessoas se voltaram para o serviço de videoconferência gratuito para manter contato com amigos, familiares, colegas e até mesmo professores de ioga. Mas esse aumento no uso também tornou a plataforma alvo de hacks, brincadeiras e assédio, geralmente por meio do Zoombombing. A questão tornou-se séria o suficiente para que os promotores federais agora avisem que poderia haver sérias implicações legais para os autores de Zoombombing.

Leia a versão original desta matéria (em inglês) no The Verge.