Notícias

16/04

Uma história de agilidade e inovação: descobertas do impacto das comunicações por vídeo durante o relatório COVID-19

Como uma crise de saúde global e uma recessão econômica resultante, a pandemia COVID-19 nos forçou a encontrar novas maneiras de funcionar para manter a segurança do público. Muitos se voltaram para a tecnologia de colaboração para a continuidade – as comunicações de vídeo tornaram-se repentinamente nossa tábua de salvação para a sociedade, permitindo-nos continuar a trabalhar e estudar em um ambiente digital. Qualquer pequeno passo em direção à transformação digital de repente teve que se tornar um salto e um salto, com as pessoas reinventando todo o seu dia-a-dia praticamente da noite para o dia.

Para avaliar o impacto econômico do trabalho remoto e das soluções de comunicação de vídeo durante a pandemia, a Zoom contratou o Boston Consulting Group (BCG) para realizar uma pesquisa e uma análise econômica, com foco em quais indústrias foram capazes de dinamizar seus processos de negócios usando videoconferência, resultando em continuidade dos negócios e até mesmo crescimento durante uma época de turbulência econômica significativa. O relatório resultante , preparado pela Zoom com base nos dados da pesquisa e descobertas feitas pelo BCG, abrange as principais indústrias e seis países ao redor do mundo, especificamente olhando para cinco estados dos EUA também.

Algumas das principais conclusões do relatório:

  • Aumento de 2,5-3,0x no número de funcionários trabalhando remotamente nas empresas pesquisadas, o que foi apoiado por um aumento de 2,4-2,7x no número de funcionários que usam soluções de videoconferência
  • O tempo total gasto em soluções de videoconferência aumentou 3-5x nas empresas pesquisadas
  • A pesquisa de opinião dos funcionários COVID-19 do BCG de 2020 mostrou que 70% dos gerentes pesquisados ​​estão mais abertos a modelos de trabalho remoto flexível do que eram antes da pandemia
  • Os modelos de trabalho híbrido vieram para ficar – as empresas pesquisadas esperam que mais de um terço dos funcionários trabalhe remotamente após a pandemia

Vamos dar uma olhada em algumas das outras descobertas.

Impacto por país

Enquanto os países ao redor do mundo lutavam contra os bloqueios, as pessoas rapidamente adotaram soluções de trabalho remoto e videoconferência. Por meio da implementação rápida e eficaz do trabalho remoto, as empresas nesses países foram capazes de economizar dinheiro e empregos que podem ter sido perdidos como resultado da pandemia. Nos Estados Unidos, por exemplo, a capacidade de trabalhar remotamente ajudou a salvar 2,28 milhões de empregos.

PIB e empregos salvos pela capacidade de trabalhar remotamente

1. Q4 2020 vs. Q4 2019 2. Q3 2020 vs. Q4 2019, exceto EUA (Q4 2020); contas para licença 3. Exclui setores governamentais, de entretenimento e imobiliários devido à falta de dados disponíveis 4. Índia excluída devido a fontes de emprego e PIB disponíveis imprecisos Fonte: Oxford Economics, US BEA, US BLS, UK ONS, Federal Statistical Office of Instituto Nacional de Estatística da Alemanha, França

Para ver como as soluções de comunicação de vídeo afetam a maneira como as pessoas trabalham, tanto agora quanto no futuro, o aspecto da pesquisa do relatório pediu aos entrevistados que estimassem que proporção de funcionários em sua empresa usaram soluções de videoconferência em 2019, 2020, e que deverá acontecer em 2022. Os resultados foram agrupados por empresa e empresas de pequeno a médio porte (SMB). Como podemos ver, as empresas esperam que o uso de videoconferência permaneça significativamente elevado após a pandemia em comparação com 2019.

 Uso de videoconferência para pequenas e médias empresas pesquisadas (como% de funcionários)

Fonte: Pesquisa de clientes de videoconferência BCG B2B, encomendada pela Zoom

Uso de videoconferência para empresas pesquisadas (como% de funcionários)

Fonte: Pesquisa de clientes de videoconferência BCG B2B, encomendada pela Zoom

Impacto por estado dos EUA

Para este relatório, o Zoom contratou o BCG para examinar cinco estados específicos dos EUA para examinar o papel do trabalho remoto e da videoconferência no apoio a pequenas e médias empresas durante esse período. As descobertas nos mostram que a videoconferência ajudou a possibilitar a continuidade dos negócios, introduzir novas formas de trabalho e até mesmo ajudar a melhorar o moral dos funcionários nas pequenas e médias empresas pesquisadas.

Aqui estão alguns dos insights:

  • Califórnia: 88% das PMEs pesquisadas concordam “Os funcionários da minha empresa adotaram rapidamente soluções de videoconferência com treinamento limitado”.
  • Flórida: 61% das pequenas e médias empresas pesquisadas consideram “as soluções de videoconferência indispensáveis ​​ou muito importantes para o trabalho remoto”.
  • Illinois: 75% das SMBs pesquisadas concordam que “as soluções de videoconferência ajudaram a melhorar a produtividade dos funcionários da minha empresa durante a pandemia”.
  • Nova York: 72% das PMEs pesquisadas concordam “As soluções de videoconferência ajudaram a aumentar o moral e o bem-estar mental dos funcionários da minha empresa durante a pandemia.”
  • Texas: aumento médio de 13% na receita das pequenas e médias empresas pesquisadas, 2019-2020

Impacto pela indústria

Nenhuma indústria ficou imune ao impacto econômico da pandemia, mas algumas foram capazes de fazer mudanças dramáticas no comportamento para se ajustar. Para esta pesquisa, o BCG analisou como os setores de saúde, educação, tecnologia e serviços profissionais adotaram a colaboração remota para permitir a continuidade durante a pandemia e como as tendências podem continuar no futuro.

Aqui estão alguns dos insights:

  • Saúde: 67% das empresas pesquisadas concordam “Minha empresa está considerando um modelo de trabalho remoto flexível devido à colaboração remota bem-sucedida por meio de soluções de videoconferência”.
  • Educação: aumento de 3,5x no uso de soluções de videoconferência durante a pandemia nas empresas pesquisadas
  • Tecnologia: 84% das empresas pesquisadas concordam que “as soluções de videoconferência continuarão a ser essenciais para as operações comerciais além da pandemia”.
  • Serviços profissionais: aumento de 2,7x no trabalho remoto durante a pandemia nas empresas pesquisadas

O futuro do trabalho

A pandemia COVID-19 tornou o trabalho remoto uma necessidade, mas a tendência veio para ficar. Alguns funcionários voltarão ao escritório após a pandemia, mas a maioria dos outros ainda colaborará virtualmente como funcionários remotos ou híbridos.

Na verdade, os resultados da pesquisa do Boston Consulting Group revelam que o trabalho remoto continuará prevalecendo em quase todos os países pesquisados.

Fonte: Pesquisa de clientes de videoconferência BCG B2B, encomendada pela Zoom

Construindo para a frente, juntos

O impacto do COVID-19 foi profundo. O mundo é diferente e a força de trabalho está em toda parte. As descobertas do relatório nos dizem que as pessoas continuarão a trabalhar juntas para superar quaisquer obstáculos à frente e a tecnologia continuará a desempenhar um papel fundamental na definição do que está por vir.

Para saber mais sobre o impacto econômico da videoconferência e do trabalho remoto durante a pandemia e o que vem por aí para as empresas de hoje, leia todo o relatório “ O impacto das comunicações por vídeo durante o COVID-19 ”.

E para descobrir como você pode capacitar uma força de trabalho ágil e híbrida, confira nossos recursos de Building Forward .

Confira a matéria original, em inglês, no Blog da Zoom

Clique aqui para conhecer mais sobre as diferenças entre o Zoom Meetings e o Microsoft Teams

Conheça mais sobre o Zoom e seus planos e preços